top of page
Buscar
  • Foto do escritorThiago Arraes

TESTE DE ELENCO ON-LINE. 10 DICAS PARA UM SELF-TAPE MATADOR!

Atualizado: 12 de mai. de 2023


CADA VEZ MAIS O MERCADO DE ATORES TEM OPTADO POR TESTES DE ELENCO A DISTANCIA ATRAVÉS DE FERRAMETNAS COMO O ZOOM E ATRAVÉS DO RECEBIMENTO DE SELFTAPES.
TESTE DE ELENCO ON-LINE É UMA TENDENCIA

O self-tape já era um tendência no mercado audiovisual. Com a pandemia essa tendência se consolidou de vez! Todas as profissões estão descobrindo jeitos novos de desempenhar suas funções e com os atores não seria diferente.


Criamos esse texto com 10 dicas matadoras, que farão com que você seja mais assertivo nesse novo jeito de trabalhar!


1- NÃO SEGURE O CELULAR COM A MÃO.

Assim o seu braço não fica em primeiro plano e você fica livre para interpretar. Apoie seu celular em alguma superfície, use livros e outros objetos para que fique firme, ⚠️grave sempre com seu celular na posição horizontal, e na sua direção, nem de cima pra baixo, nem de baixo para cima.

2 -ESCOLHA UM FUNDO LISO.

O ideal é uma parede branca ou cinza, o mais importante é que seja uma parede de uma única cor, o fundo mais neutro possível, para que a atenção seja focada em você.




3 -ILUMINAÇÃO.

A luz deve ser boa, se posicione em frente a janela para aproveitar a claridade que vem de fora, com as cortinas abertas, você pode completar essa luz com uma luminária ou abajur direcionado para você, cuidados com pontos de luz que venham de baixo ou de cima, por conta das sobras que podem fazer no seu rosto, essas sombras podem encobrir seus olhos. Não aca diretamente com a luz do sol, você corre um grande risco de ficar com a iluminação estourada.


4-ÁUDIO.

Escolha um lugar silencioso, feche portas e janelas, peça as pessoas que estiverem próximas que façam silêncio.


É muito importante que o áudio fique limpo para que o Produtor e/ou Diretor conhecem você.

Existem diversas opções de de fone com captação de audio e sem fio no mercado. Vale investir em um. Não precisa gastar mmuito com um fone top de linha, mas lembre-se, sorte é o encontro do preparo com as oportunidades, você estará investindo em sua carreira e ampliando suas oportunidades de ser selecionado para trabalhos com melhor possibilidade de remuneração.


5- MAQUIAGEM E CABELO.

Entenda o texto e o personagem que você está interpretando, se o texto pede alguma caracterização específica, o ideal é uma maquiagem neutra, mulheres não usem maquiagem carregadas, cores vibrantes no batom e sombras, a não ser que seja um pedido da produção ou que a personagem peça algo do tipo.




6- FIGURINO

Entenda o texto e o personagem que você está interpretando, se o texto ped alguma caracterização específica, de preferência para roupas lisas, sem marcas aparentes, o mais neutras possíveis, nunca use roupas da mesma cor do fundo escolhido. Evite usar roupas justas demais.



7- HORA DE GRAVAR

O segredo para prender o Produtor e/ou Diretor está nos primeiros segundos do vídeo, segure a atenção do seu espectador nos primeiros momentos, com uma interpretação natural, espontânea e minimalista, não ache que você está no teatro.


8-TEMPO DO VÍDEO

A menos que o produtor imponha um tempo limite, não se preocupe com isso, não corra com o texto, faça todas as nuances que cada uma das falas exigem, estude e decore muito bem o texto para que ele saia o mais natural e orgânico possível da sua boca.





9-PLANO

O ideal é que seu vídeo seja um plano médio (da cintura para cima) ou um meio primeiro plano (do peito para cima), não se deve fazer o self-tape em close ou em plano aberto, o plano aberto dificulta a visualização da sua expressão facial.





10- DICA MATADORA

Não envie o primeiro vídeo, a menos que você assista ele e ache que está perfeito, grave 2 ou 3 vezes, se assista, seja crítico, conserte os problemas técnicos como iluminação e áudio, faça sua considerações e regrave em 2 ou 3 versões.

Outra dica é praticar sua arte, tenha como exercício 2 vezes por semana, gravar textos diferentes e deixar arquivado em seu celular, assim quando vier o pedido você terá algumas opções para enviar ao produtor.


Não inicie a gravação se não entendeu direito o que foi solicitado. Pergunte, peça mais informações, referências ou exemplos do que é esperado de seu vídeo. Testes online são como uma brincadeira de "telefone sem fio" onde o o diretor pede para o produtor, o produtor pede para o agente ou empresário do artista e o artista é o ultimo a receber essa informação.



como fazer video de apresentação, videobook, video book, material de ator, apresentação de modelo, produtor de elenco
Mantenha coerencia entre suas fotos e seu videos de apresentação.

Acima de tudo, seu vídeo deve apresentar coerência visual com o restante de seu material de apresentação. Uma das funções do self-tape na publicidade é verificar qual seu real visual hoje. Por isso, seu video deve ser coerente e recente. De nada adiantará um lindo book se em seu vídeo você não conseguir entregar segurança para a marca contratante quanto ao seu visual atual, pois não se arrumou ou mudou o cabelo, por exemplo.












3.139 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page