Buscar
  • Diego Camilo

Você sabe o que faz um “Stand-in”?

Atualizado: há 2 dias

Stand-in, ou traduzindo literalmente "substituto" é como chamamos no mercado audiovisual a pessoa usada nos sets de filmagem para assumir o lugar dos atores para a realização de testes de fotografia, iluminação, ensaios, cenas menores como plano detalhe de mãos e pernas e muito mais.




Stand-in é diferente do Dublê, não confunda! Dublês em geral são profissionais treinados para gravar em situações que exigem grandes habilidades como luta, saltos, danças e acrobacias. Por isso, muitas vezes os dublês nem são parecidos com o ator da cena. Stand-in também é diferente de sósia. Este deve ser idêntico ao ator ou personalidade em questão. A vantagem deste tipo de trabalho é que para a maioria das vagas de stand-in não é exigida experiência, basta ter a aparência solicitada e um bom material fotográfico para se apresentar nas seleções.



Há diversas situações em que são demandados estes profissionais entre elas estão:


1- O Ator está de licença médica e só aparecerá de costas na cena podendo ser substituído por alguém com mesmo corte de cabelo, tons de pele e medidas.





2- O Ator tem tatuagem ou alguma marca nos membros que não condiz com o texto da história ou que ele mesmo gostaria de esconder.




3-Preparação de iluminação, regulagem de equipamentos e ensaios antes da chegada do artista.



4- Artista sem tempo para gravar tudo. Acontece quando temos muitas cenas, porém só temos 2 horas da agenda para gravar o que puder, o restante das horas de gravação são feitos com o stand-in.



5 Alguma cena terá que ser regravada e o artista não poderá estar presente na data.



Estes são apenas 5 exemplos de algumas das diversas situações que demandam um stand-in. Sempre é importante ler atentamente o que é solicitado no anúncio antes de se candidatar para uma vaga deste tipo.


E ai tá com dúvida? Deixe sua dúvida aqui nos comentários ou em nossas redes sociais.



171 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo