O stand-in, ou “substituto”, é como chamamos no mercado audiovisual a pessoa usada nos sets de filmagem para assumir o lugar dos atores para a realização de testes de fotografia, iluminação, ensaios, cenas menores como plano detalhe de mãos e pernas e muito mais.
Stand-in vs Dublê vs Sósia 🎭
É importante não confundir o stand-in com o dublê ou o sósia. Os dublês são profissionais treinados para gravar em situações que exigem grandes habilidades como luta, saltos, danças e acrobacias. Por isso, muitas vezes os dublês nem são parecidos com o ator da cena. Já o sósia deve ser idêntico ao ator ou personalidade em questão.
Há diversas situações em que são demandados estes profissionais, entre elas estão:
Licença Médica do Ator: O ator está de licença médica e só aparecerá de costas na cena, podendo ser substituído por alguém com mesmo corte de cabelo, tons de pele e medidas.
Marca ou Tatuagem do Ator: O ator tem tatuagem ou alguma marca nos membros que não condiz com o texto da história ou que ele mesmo gostaria de esconder.
Preparação de Iluminação e Equipamentos: Realização de testes de iluminação, regulagem de equipamentos e ensaios antes da chegada do artista.
Artista sem Tempo para Gravar Tudo: Acontece quando temos muitas cenas, porém só temos 2 horas da agenda para gravar o que puder, o restante das horas de gravação são feitos com o stand-in.
Regravação de Cena: Alguma cena terá que ser regravada e o artista não poderá estar presente na data.
Estes são apenas 5 exemplos de algumas das diversas situações que demandam um stand-in. Sempre é importante ler atentamente o que é solicitado no anúncio antes de se candidatar para uma vaga deste tipo.
E aí, ficou com dúvida? Deixe sua dúvida aqui nos comentários ou em nossas redes sociais. Estamos aqui para ajudar! 😊
Sim já fui (Clube das Mulheres de Negócios, mordida pela a onça)