top of page
Buscar
  • Foto do escritorDiego Camilo

O ator na era da informação. O que o mercado espera de você?

Atualizado: 7 de dez. de 2023

Você planejou sua carreira?🎯Você conhece seu talento e seu valor? Estuda, se desenvolve e aspira viver de seu trabalho e de sua arte?

Ser ator no século 21 tem sido um desafio para os profissinais, principalmente os  mais velhos.
Use o Marketing digital a favor de sua arte!

Talvez você seja como a maioria dos profissionais e artistas do mercado de trabalho, que aprenderam que dependem dos outros para ter sucesso. Aprendeu que precisa ser conhecido por pessoas já estabelecidas e renomadas, como diretores, produtores de elenco, entre outros. Como se o “bom” para o mercado consumidor fosse apenas aquilo que essas pessoas aprovam.


Espalhe sua arte por todo globo através das plataformas digitais.
A internet alcança todo o mundo.

A boa notícia é que a realidade mudou. 🔄 O monopólio das grandes corporações de telecomunicações acabou! A pandemia acelerou a migração das mídias analógicas e tradicionais, como jornais, revistas, TV e cinema, para as mídias digitais. A grande diferença nessa nova realidade é que você tem o poder e a plataforma que vai te projetar para o mundo. Basta ter algo para mostrar, algo único, inovador e que realmente tenha valor para um público específico.


O mundo mudou, e a forma como as pessoas consomem produtos artísticos também. Você não precisa gastar seu dinheiro com workshops milagrosos e caros que apenas fingem te ensinar algo. Utilizando o pretexto de que você será conhecido por “pessoas importantes do mercado”, como diretores, produtores de elenco e agentes que estão subordinados a grandes corporações. A realidade agora é outra: se você é realmente interessante para algum público, você tem espaço nesta nova realidade! 🌐


Você precisa pagar suas contas. 💰 A menos que você tenha uma família rica que lhe transferiu grandes fortunas para que você viva de sua arte sem ganhar dinheiro com ela, você precisa transformar sua arte em trabalho que valha dinheiro. Trabalho, emprego e arte são coisas diferentes, mas que se complementam. Neste ponto, você deve estar se perguntando: como eu transformo minha arte em dinheiro?

Primeiro, você precisa entender as diferenças entre emprego e trabalho. Muitas pessoas confundem esses dois conceitos. O trabalho é uma tarefa que não necessariamente confere ao trabalhador uma recompensa financeira, mas que tem um objetivo a ser alcançado, assim como o fazer artístico.

A internet nos possibilita ganhar expor sua arte e ganhar dihneito  sem sair de casa.
O trabalho artistico independente esta de volta.

. Já o emprego é um cargo de um indivíduo em uma organização, empresa ou instituição, onde seu tempo e sua mão de obra alienada de sua individualidade são devidamente remunerados.

O conceito de emprego é bem mais recente do que o de trabalho e surgiu na com a Revolução Industrial. No Brasil, logo após a escravidão, e se propagou com a evolução do sistema econômico capitalista. Pois um mercado de trabalho regular é condição indispensável para a existência do modo capitalista de produção.

Atualmente, vivemos a Era da Informação. Ela surge como resultado das diversas transformações digitais e tecnológicas no mundo inteiro e chega para opor diferentes aspectos do período anterior, a Era Industrial. A Era da Informação é caracterizada especialmente pela popularização da Internet e de novas tecnologias. As telecomunicações ganham autonomia e relevância nesse contexto. Isso traz modificações sociais, culturais, comportamentais e de consumo a diferentes mercados e setores de negócio, inclusive o artístico.

Os aplicativos dos artistas que no começo eram clones de seus sites, passaram a oferecer uma experiência engajadora para as pessoas
Seja um artistas multplataforma.

Aplicativos estão substituindo empresas e organizações para a intermediação direta entre a mão de obra e o consumidor. Máquinas e equipamentos têm substituído à mão de obra humana com softwares que fazem de tudo. Quase uma nova escravidão, onde quanto mais você trabalha, mais você se especializa em uma única atividade e mais você se desqualifica para as demais atividades possíveis e mais tecnologias surgem para substituir aqueles que não acompanham este ritmo. Criando um círculo vicioso de dependência e desqualificação. 🔄

Você é um ser humano dotado de inteligência 🧠 e pode alcançar qualquer coisa, desde que não se limite. A arte é uma atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita a partir de emoções, atribuição de significados, estímulos sensoriais e ideias, com o objetivo de estimular um espectador através da cognição e dos sentidos.


Este tipo de ofício requer pessoas criativas para produzir conteúdos, pois as pessoas sentem e compreendem outras pessoas, algo que as máquinas não fazem. Somos seres sociais e a arte é a maior prova disso, reunindo milhões de pessoas pelo mundo em shows, exposições e, agora com a pandemia, em lives e redes sociais 🌐.


Desde a popularização da internet, os artistas e profissionais produtores de conteúdo buscam diferentes maneiras de capitalizar seus negócios. Dos conteúdos virais às publicações patrocinadas, o desafio de ganhar dinheiro na internet continua crescendo 💰.

No entanto, se há pouco tempo os investimentos publicitários não tinham tanta confiança no retorno da web, hoje esse cenário parece estar finalmente transformado. Números consolidados apontam que a internet foi o meio que mais cresceu nos investimentos com publicidade nos últimos anos, enquanto os demais, como TV, revistas e jornais, caíram ou não cresceram tanto.

Portanto, se você pretende investir seu trabalho, invista na mídia que mais cresce, não na que mais cai. Você quer transformar sua arte em um negócio artístico e ganhar dinheiro com seu trabalho e conhecimentos?

Se a resposta é SIM, você precisa mudar sua estratégia e voltar sua atenção para a nova realidade do trabalho. A melhor maneira de fazer isso é criar estratégias e desenvolver campanhas voltadas para a apresentação de seu trabalho, desde a etapa de planejamento até a execução e análise dos resultados 📈.


Como analista de gestão de pessoas e marketing para o mercado publicitário, aprendi em minha carreira com grandes marcas e empresas que trabalho sem estratégia não leva a resultados. Apenas faz você trabalhar, trabalhar e trabalhar, sem retornos.

Ao longo de mais de 10 anos de estudos e trabalhos em grandes empresas, escolas e produções audiovisuais, desenvolvi um método de trabalho que consiste na elaboração de uma estratégia baseada em dados para a posterior criação de conteúdos realmente interessantes para seu público-alvo. Minha especialidade é transformar um profissional em marcas que vendem. Elabore sua estratégia de trabalho utilizando esta metodologia que abrange todas as ações necessárias para o desenvolvimento de um trabalho autônomo e baseado em mídias digitais 🎯.


Essa metodologia de trabalho é cíclica e se divide em 5 etapas:


1- IDENTIFICAÇÃO🕵️‍♀️

2 – PLANEJAMENTO📝

3 – AÇÃO🎬

4 – ACOMPANHAMENTO📊

5 - FINALIZAÇÃO E CONCLUSÃO🏁

Se você quer viver da sua arte e de seu trabalho sem depender de grandes corporações ou viver sob o julgamento delas, deve elaborar uma estratégia baseada nos critérios que descrevi acima. Isso vai elevar seu trabalho e qualificá-lo para as necessidades do presente e as possibilidades e tendências do futuro. Agora, se você quer ter um emprego, lhe desejo boa sorte. 🍀



Entre em contato comigo, vamos conversar. Quero te dar detalhes sobre esta metodologia. Marque seu horário para uma avaliação de potencial gratuita. 📞


Gostou deste contéudo? Deixe abaixo seu comentário e sugestão sobre os quais temas você gostaria de saber mais.



215 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page