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  • Diego Camilo

O ator na era da informação. O que o mercado espera de você?

Atualizado: 14 de Ago de 2020

Você planejou sua carreira?

Você é um artista e sabe disso?

Você tem seu talento, tem seu valor e você sabe disso?

Você estuda, se desenvolve e quer viver do seu trabalho e da sua arte?

Ser ator no século 21 tem sido um desafio para os profissinais, principalmente os  mais velhos.
Use o Marketing digital a favor de sua arte!

Provavelmente, você é como a maioria dos profissionais e artistas do mercado de trabalho e aprendeu que você depende dos outros para dar certo! Aprendeu que precisa que outros que já são grandes e renomados te conheçam, diretores, produtores de elenco, e por ai vai. Como se o “bom” para o mercado consumidor fosse apenas aquilo que essas pessoas aprovam.


Espalhe sua arte por todo globo através das plataformas digitais.
A internet alcança todo o mundo.

A boa noticia é que a realidade mudou, o monopólio das grandes corporações das telecomunicações acabou! A pandemia acelerou a migração das mídias analógicas e tradicionais como jornais, revistas, TV e cinema, para as mídias digitais. A grande diferença nessa nova realidade é que você tem o poder e a plataforma que vai te projetar para o mundo basta ter algo para mostrar, algo único, inovador e que realmente tenha valor para um público específico.

O mundo mudou, e a forma com que as pessoas consomem produtos artísticos também. Você não precisa ficar gastando seu dinheiro com workshops milagrosos e caríssimos que apenas fingem te ensinar alguma coisa. Utilizando o pretexto de que você será conhecido por “pessoas importantes do mercado” como diretores, produtores de elenco, e agentes que estão subordinados a grandes corporações. A realidade agora é outra, se você é realmente interessante para algum público você tem espaço nesta nova realidade!

Você precisa pagar suas contas. A não ser que você tenha uma família rica que lhe transferiu grandes fortunas para que você viva de sua arte sem ganhar dinheiro com ela, você precisa transformar sua arte em trabalho que valha dinheiro. Trabalho, emprego e arte são coisas diferentes, mas que se complementam. A essa altura você deve estar se perguntando, mas como eu transformo minha arte em dinheiro?

Primeiro você precisa entender as diferenças entre emprego e trabalho. Sendo que a maioria das pessoas confundem os dois conceitos.

O trabalho é uma tarefa que não necessariamente confere ao trabalhador uma recompensa financeira, mas que tem um objetivo a ser alcançado, assim como o fazer artístico.

A internet nos possibilita ganhar expor sua arte e ganhar dihneito  sem sair de casa.
O trabalho artistico independente esta de volta.

o emprego é um cargo de um indivíduo em uma organização, empresa ou instituição, onde seu tempo e sua mão de obra alienada são devidamente remunerados.

O conceito de emprego é bem mais recente do que o de trabalho, e surgiu na época da Revolução Industrial. No Brasil, logo após a escravidão e se propagou com a evolução do capitalismo. Pois um mercado de trabalho regular é condição indispensável para a existência do modo capitalista de produção.

Atualmente vivemos a Era da Informação. Ela surge como resultado das diversas transformações digitais e tecnológicas no mundo inteiro, e chega para opor diferentes aspectos do período anterior, a Era Industrial. A Era da Informação é caracterizada especialmente pela popularização da Internet e de novas tecnologias. As telecomunicações ganham autonomia e relevância nesse contexto. Isso traz modificações sociais, culturais, comportamentais e de consumo a diferentes mercados e setores de negócio, inclusive o artístico.

Os aplicativos dos artistas que no começo eram clones de seus sites, passaram a oferecer uma experiência engajadora para as pessoas
Seja um artistas multplataforma.

Aplicativos estão substituindo empresas e organizações para a intermediação direta entre a mão de obra e o consumidor. Máquinas e equipamentos têm substituído à mão de obra humana com softwares que fazem de tudo. Quase uma nova escravidão, onde quanto mais você trabalha, mais você se especializa em uma única atividade e mais você se desqualifica para as demais atividades possíveis e mais tecnologias surgem para substituir aqueles que não acompanham este ritmo. Criando um círculo vicioso de dependência e desqualificação.

Você é um ser humano dotado de inteligência você pode tudo, desde que não se limite. Arte é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, a partir de emoções, atribuição de significados, a estímulos sensoriais e ideias, com o objetivo de estimular um espectador através da cognição e sentidos.

Este tipo de ofício necessita de pessoas criativas para produzir conteúdos, pois pessoas sentem e compreendem outras pessoas o que máquinas não fazem. Somos seres sociais e a arte é a maior prova disso reunindo milhões de pessoas pelo mundo em shows, exposições e agora com a pandemia em lives e redes sociais.

Desde a popularização da internet, os artistas e profissionais produtores de conteúdo buscam diferentes maneiras de capitalizar seus negócios. Dos conteúdos virais as publicações patrocinadas, o desafio de ganhar dinheiro na internet segue crescendo. Porém, se há pouco tempo, os investimentos publicitários não tinham tanta confiança assim no retorno da web, hoje esse cenário parece estar finalmente transformado. Números consolidados apontam que a internet foi o meio que mais cresceu nos investimentos com publicidade nos últimos anos.

Os demais, como TV, revistas e jornais, caíram ou não cresceram tanto.

Logo se você pretende investir seu trabalho, invista ele na mídia que mais cresce não na que mais cai.

Você quer transformar sua arte em um negócio artístico e ganhar dinheiro com seu trabalho e conhecimentos?

Se a resposta é SIM, você precisa mudar sua estratégia e voltar sua atenção para a nova realidade do trabalho. A melhor maneira para isso e criar estratégias e desenvolver campanhas voltadas para a apresentação de seu trabalho desde a etapa de planejamento até execução e análise dos resultados.

Sou analista de gestão de pessoas e marketing para o mercado digital. Em minha carreira com grandes marcas e empresas aprendi que trabalho sem estratégia não leva a resultados. Apenas lhe faz trabalhar, trabalhar e trabalhar, sem retornos. Ao longo de mais de 10 anos de estudos e trabalhos em grandes empresas, escolas e produções audiovisuais desenvolvi um método de trabalho que consiste na elaboração de uma estratégia baseada em dados para posterior criação de conteúdos, realmente interessantes para seu público alvo. Minha especialidade é transformar um profissional em marcas que vendem. Elabore sua estratégia de trabalho utilizando esta metodologia que abrange todos as ações necessarias pa o desenvolvimento de um trabalho autonomo e baseado em mídias digitais.

Essa metodologia de trabalho é cíclica e se divide em 5 etapas.

1- IDENTIFICAÇÃO

Análise e diagnóstico de seu negócio e conteúdo da marca.

Plano de marketing

Missão, visão, negócio, valores, público alvo, analise Swot.

Direcionamento criativo

Declaração de visão da marca, identidade visual, mapa de personas, mapeamento das competências da marca.

2 – PLANEJAMENTO

Criação de metas e cronograma de ações necessárias.

Plano estratégico

Estratégia de conteúdo, curadoria de conteúdo, transferência de reputação.

Estratégia de produto /serviço, valorização e precificação.

Plano tático.

-Definição das ações para mídias Digitais: Site, e-mail marketing, Instagram, Facebook, WhatsApp, Linkedin, Youtube, podcast, e-book e outros.

-Definição para ações em mídias analógicas: Analógicas: TV, imprensa, rádio.

Plano de ação e cronograma

Calendário de editorial, assessoria de comunicação, Networking e colab

3 – AÇÃO

Produção e publicação de conteúdo e relatórios de resultados.

Gestão das mídias

Site, Google Ads, mídias sociais.

Produção de conteúdo

Copywriter e definição de estratégias narrativas.

Definição de Linguagem: Audiovisual, visual, matemática, áudio, webnario,

Definição de formatos: Vídeo, slide, foto, arte gráfica, live, podcast, meme, entrevista, misto.

Captação de leads

Grupos, E-mail marketing, WhatsApp marketing,

4 – ACOMPANHAMENTO

Avaliação e controle de resultados

Geração e monitoramento de trafego orgânico.

Campanhas para impulsionamento e para tráfego pago

métricas e relatórios de campanhas no Face ADS, Google ADS e Analytics. Aperfeiçoamento para SEO.

5 - FINALIZAÇÃO E CONCLUSÃO

Avaliação dos resultados e nova proposta de ação.

Toda comunicação tem seu ciclo de vida e precisa ser renovada enquanto ainda está em seu auge. A cada ciclo concluído saímos maiores. Dotados de mais dados, conhecidos por mais pessoas e prontos para dar saltos maiores.

Se você quer viver da sua arte e de seu trabalho sem depender de grandes corporações ou viver sobre o julgamento delas deve elaborar uma estratégia baseada nos criterios que descrevi acima. Isso vai elevar seu trabalho e qualificá-lo para as necessidades do presente e as possibilidades e tendências do futuro. Agora, se você quer ter um emprego lhe desejo boa sorte.

Entre em contato comigo, vamos conversar. Quero te dar detalhes sobre esta metodologia marque seu horário para uma avaliação de potencial gratuita.


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