O mercado de trabalho é como um supermercado, onde os profissionais são os produtos que estão à disposição dos clientes, que são os contratantes. Assim como os produtos, os profissionais devem se classificar, se posicionar e se apresentar de forma adequada para se destacarem e serem escolhidos pelos clientes. Vejamos como cada aspecto do supermercado se relaciona com o mercado de trabalho:
· A classificação dos produtos consiste em agrupá-los por categorias e subcategorias, de acordo com suas características, funções e usos. No mercado de trabalho, a classificação dos profissionais é feita por áreas e especialidades, de acordo com suas habilidades, competências e experiências. Por exemplo, os profissionais artistas podem ser divididos em dançarinos, atores, palhaços etc. A classificação facilita a localização dos profissionais pelos contratantes e a organização do Portfolio, currículo, material de trabalho etc., pelos candidatos.
· O layout do supermercado refere-se à organização das seções e produtos no espaço físico da loja. No contexto do mercado de trabalho, o layout diz respeito à área de abrangencia do mercado e a forma como os profissionais se posicionam no ambiente virtual ou presencial enquanto buscam oportunidades. Um planejamento estratégico do layout, ou seja, saber onde andam as oportunidades é essencial para aumentar a visibilidade dos profissionais, melhorar as chances de contratação. De nada adianta procurar trabalhos onde eles não estão.
Existem diversos tipos de layout que podem ser utilizados para ocupar os espaços de oportunidade e se apresentar:
Formato de Rede Social:
Formato de Rede Social:
Formato de Portfólio:
Formato de Currículo:
Formato de Entrevista e teste:
Formato Misto:
· A disposição dos produtos nas gôndolas é a forma como eles são apresentados aos clientes. A disposição deve levar em conta os níveis de percepção e visibilidade dos produtos, que variam de acordo com a altura e a profundidade das gôndolas. No mercado de trabalho, a disposição é a forma como os profissionais se comunicam com os empregadores. A disposição deve levar em conta os níveis de atenção e interesse dos empregadores, que variam de acordo com o tempo e o canal de comunicação. Os profissionais mais importantes, qualificados ou de maior valor devem ser colocados na altura dos olhos dos empregadores, que recebem mais atenção. Os profissionais menos relevantes ou de menor demanda podem ser colocados acima da cabeça ou abaixo da cintura. A disposição também deve considerar a concorrência entre os candidatos, a variedade e o volume das vagas. Como você esta posicionado diante dos contratantes, seu material esta no lugar certo e da maneira corrta?
Portanto, para valorizar seu produto no mercado de trabalho, o profissional deve entender como funciona o mercado, quais são as tendências, as demandas e as oportunidades. Assim, ele poderá se posicionar no momento e no lugar certo, aproveitando as melhores chances de contratação. Além disso, o profissional deve se conhecer bem, saber quais são seus pontos fortes, seus diferenciais e seus objetivos. Dessa forma, ele poderá se apresentar de forma clara, confiante e convincente, mostrando suas ofertas profissionais e seu valor agregado.
No mercado de trabalho, há um número limitado de profissionais atuantes, e esses profissionais podem ser classificados de acordo com diversos critérios, que determinam os chamados "perfis". Esses critérios incluem faixa etária, etnia, naturalidade, experiência, conhecimentos e atitudes, entre outros. Você já identificou qual é o seu perfil? Ou Seja, Sabe dimensionar qual é o tamanho da sua concorrência direta no mercado, ou seja, quantos profissionais com o mesmo perfil estão disputando as mesmas vagas que você? Consegue identificar as oportunidades e as ameças presentes no mercado?
Como tem sido sua apresentação para o mercado? Tem tido bons resultados? Deixe seu cometário abaixo.
O mercado de trabalho é competitivo e dinâmico, mas também oferece muitas possibilidades para quem sabe se preparar se posicionar e principalemente se adaptar. Espero que este texto tenha sido útil e inspirador para sua busca profissional!
Gostei muito desse texto, simples para entender como podemos nos preparar e nos posicionar para mercado de trabalho.
Acredito estar começando a engatinhar no caminho da maior visibilidade dentro do mercado, mas falta muita pesquisa a esse respeito pra entrar cada vez mais de maneira assertiva e constante.
Sempre busco estar na altura do olhar dos consumidores.
Estudo e faço auto produção para exercitar minha arte e ser visto como profissional atuante.
Boa dica para se qualificar nesse mercado de trabalho do áudio visual