top of page
Buscar
  • Foto do escritorDiego Camilo

Sete dicas para se tornar um ator profissional mesmo sem experiência

Atualizado: 13 de nov. de 2023

Uma das perguntas mais frequentes que recebemos é sobre como se tornar um ator sem ter experiência. Muitos aspirantes a atores, prestes a iniciar uma carreira no audiovisual, ficam confusos sobre como conseguir trabalhos quando não têm nada em seu currículo.


Entendo como essa situação pode ser complicada para muitos, especialmente para aqueles que acabaram de sair das escolas de teatro ou estão entrando diretamente no mercado sem treinamento prático. Muitos profissionais vêm de escolas de teatro e não recebem preparação para atuar em frente às câmeras como desejariam.


Agora, as boas notícias: é claro que você pode se tornar um ator sem experiência. Todo mundo tem que começar de algum lugar. A chave é realmente agir e fazer algo para obter essa experiência. Existem algumas coisas que você pode fazer neste momento, das quais falarei abaixo.

 

“Você não precisa ser ótimo para começar, mas precisa começar a ser ótimo.”

 

Depois de decidir que deseja seguir uma carreira de ator, é essencial que você tenha um bom plano de ação sobre como se tornar um ator. Neste ponto, o planejamento é crucial. Seu principal objetivo será expandir seu currículo de atuação com conhecimentos, experiência e motivações.

Existem muitas áreas nas quais os iniciantes inexperientes podem se concentrar para avançar em suas carreiras, e todas estão inter-relacionadas. Algumas envolvem a busca por trabalhos, enquanto outras são simplesmente complementares à sua carreira de ator, o que acabará resultando em você encontrar mais seleções (os famosos testes).

Então, vamos ao que interessa. Aqui estão as 7 dicas sobre como se tornar um ator sem experiência e como fazê-lo da maneira mais eficiente possível.

 

1. Estude


Para quem não sabe onde quer chegar qualquer caminho serve.

Primeiramente, é essencial que você se familiarize com o setor em que deseja atuar, seja ele publicidade, TV, novelas, streaming, cinema, entre outros. Conheça os detalhes deste segmento, como ele funciona e o que as pessoas envolvidas nele estão fazendo. Siga e aprecie o trabalho daqueles com quem você gostaria de trabalhar. A leitura e o consumo de conteúdo sobre atuação, mercado audiovisual, legislação do setor, marketing e tecnologias de produção lhe darão confiança e compreensão de onde você quer estar e como chegar lá.

Dependendo de onde você está iniciando sua carreira de ator, sua abordagem para começar a conseguir trabalhos de atuação pode ser um pouco diferente dos conselhos que alquer um possa lhe dar. Após conhecer os detalhes sobre o mercado que você pode alcançar a curto prazo, será muito mais fácil desenvolver seu próprio plano de ação específico para seu caso em sua região, em vez de contar com conselhos gerais da internet.

Além disso, a extensiva leitura e busca por referenciais também beneficiará a arte de qualquer ator. Leia e assista sobre técnicas de atuação para entender a teoria por trás da atuação autêntica. Não se esqueça de conhecer as peças mais essenciais e biografias de atores bem-sucedidos. No entanto, não confie apenas nos livros e em videos tutoriais da internet, pois você pode não aprender tudo sozinho na velocidade que deseja. Você precisará fazer aulas de atuação ou até mesmo se inscrever em uma escola de atores ou curso profissionalizante da área.

Quando você está tentando encontrar as maneiras mais eficientes de se tornar um ator sem experiência, a autoeducação é inestimável. Além de aprender sobre arte e negócios, ler muito aumentará sua criatividade e expandirá sua imaginação.

 

2. Não se mova imediatamente para longe

Até agora, você provavelmente já sabe que certas cidades do mundo possuem um mercado de trabalho para atuação muito maiores que a sua. Se você está começando sua carreira de ator em uma dessas cidades, ótimo - você terá muitas oportunidades desde o início.


No entanto, se você não estiver em uma das cidades maiores, como Rio de Janeiro, São Paulo, Los Angeles ou Nova York, não se preocupe. Como um aspirante a ator que está apenas começando, sua cidade provavelmente terá muitas oportunidades pequenas, que são absolutamente ótimas para obter essa experiência inicial necessaria, pois esses trabalhos são mais acessíveis.


As grandes cidades não são apenas muito competitivas, mas também muito caras. Portanto, quando estiver procurando maneiras de se tornar um ator sem experiência e morando em uma cidade menor, concentre-se em economizar dinheiro, aprender sobre o mercado alvo e explorar oportunidades locais. Plataformas como Youtube, Facebook e Instagram estão repletas de oportunidades em todas as cidades. Explore as suas.


Não se mude para uma cidade grande assim que decidir ser ator. É importante verificar se essa é simplesmente uma decisão impulsiva ou se você realmente gosta do ofício e poderá fazer isso por um longo período de tempo. Tente aproveitar ao máximo esse mercado menos competitivo em sua pequena cidade e comece a construir seu currículo de atuação e a desenvolver competencias profissionais como: relacionamento interpessoal, flexibilidade, resiliencia e outras que não se adquiri em livros.

 

3. Faça um teste e treine localmente


quanto menor for a concorrencia maoir será seu sucesso local.

Seu objetivo deve ser avançar devagar, em vez de se apressar em algo. Lembre-se da frase - Uma carreira de ator é como uma maratona. Não é uma prova de 100 metros rasos. - Isso não pode ser mais verdade. Qualquer um que se apresse nessa profissão se esgotará muito rapidamente. Não é uma maneira inteligente de abordar esse negócio.


A menos que você viva em pequenas cidades como Serra da Saudade (MG), o município brasileiro com a menor população, 781 habitantes, é provável que sua cidade tenha algumas oportunidades para você agir. Se você quer saber como se tornar um ator sem experiência, é assim que você pode fazê-lo rapidamente: quanto menor for a concorrencia maoir será seu sucesso local.


Então, quais oportunidades você pode explorar? Qualquer oportunidade que lhe der uma chance de agir. Nesse ponto, você precisa começar a agir o máximo que puder, em qualquer lugar que tiver a oportunidade. Poderia ser teatro comunitário, ações e perfomances para o comercio local, canal no Youtube, oficinas de atuação amadora, filmes de estudantes e assim por diante.


Se você tiver sorte (ou azar) o suficiente para já morar em uma cidade maior, haverá muito mais coisas acontecendo, mas também será mais competitivo. No entanto, procure ativamente trabalhos, faça testes e faça o que puder para se levantar e simplesmente agir. Assim que puder pagar por alguma aula ou oficina de teatro local, tente isso também.


O objetivo é começar a construir esse currículo da maneira que for possível. Coloque tudo o que puder nele. Salte em qualquer projeto que puder. Seja pro ativo!

 

4. Desenvolva em suas habilidades especiais


Ser um bom ator deve sempre ser sua principal prioridade. Mas isso não significa que você não pode aprender nenhuma habilidade "secundária" que o ajude a contratar mais trabalhos como ator. Muitos atores ignoram completamente essa parte e, portanto, perdem a carreira para trabalhos fáceis que poderiam ter conseguido se tivessem alguma habilidade em particular.


É sempre útil poder fazer algo que um diretor possa usar na produção. Se você já pode tocar instrumentos musicais e fazer coisas mais exclusivas, como andar de monociclo - perfeito! Aprimore essas habilidades, coloque-as no currículo e veja como isso pode ajudá-lo a obter essa experiência de atuação. Mas não pare por aí. Aprenda coisas novas e gaste tempo suficiente para realmente dominar a técnica a um nível adequado, onde você possa pelo menos fingir que parece um profissional, em vez de simplesmente "saber como é feito".


O que você deveria aprender? Qualquer coisa, mesmo. Malabarismo, sotaques, idiomas, instrumentos musicais, esportes, artes marciais, magia e outras atividades. Tente algumas das coisas incomuns e coloque-as em seu currículo, principalmente se você já as fizer, evie falar daquilo que ainda não tem segurança para fazer.


Habilidades especiais não são o ponto focal do seu currículo (e é por isso que elas geralmente estão bem no fundo), mas quem sabe, um dia, uma dessas habilidades poderá conquistar um papel significativo em uma grande produção.

 

5. Comece a trabalhar em seu marketing

Quando você não tem experiência de atuação e segue os conselhos acima, é provável que você não gaste muito tempo com projetos de filmagem todos os dias.

Portanto, você provavelmente terá um pouco de tempo extra em suas mãos, que poderá usar com sabedoria para impulsionar sua carreira de ator.


Minha sugestão seria começar a trabalhar no seu marketing e na sua marca. Não vai fazer muito por você agora, mas se você começar cedo, depois de ter essa experiência de atuação, estará à frente de muitos outros atores que estão apenas alcançando seus objetivos de marketing profissional de ator.


Então, o que você pode fazer para começar a construir uma marca à sua volta? Existem várias coisas, e todas são muito fáceis de fazer e aprender, principalmente porque é tudo online. Aqui está o que você deve focar:


  • Crie seu próprio site de atuação pessoal (ou você pode pagar alguém para fazer isso por você, algumas consultorias de carreira como www.taproducoesconsultoria.com.br desenvolvem este tipo de serviço).

  • Crie perfis de mídia social: Facebook, Twitter, Instragram e qualquer outra coisa disponível.

  • Torne-se ativo em seu site e com suas mídias sociais. Compartilhe coisas e se comunique com outras pessoas.

  • Faça conexões on-line com outros atores, diretores, produtores, roteiristas e profissionais do setor. (Tome cuidado para não ser chato ou intrusivo em suas abordagens)


Além de fazer tudo isso on-line, você também pode começar a trabalhar em redes colaborativas de trabalho on-line. Mesmo se você mora em uma cidade pequena com muito pouca ação no cinema ou no teatro, provavelmente há outros atores aspirantes, diretores, produtores por aí fazendo a mesma coisa. Encontre-os, conecte-se a eles e talvez comece a trabalhar juntos em algo.


Se você se esforçar, também pode encontrar profissionais da área que já estão trabalhando. Conhecer essas pessoas é mais difícil, principalmente quando você ainda está tentando descobrir como se tornar um ator sem experiência, mas se conseguir chamar a atenção deles, tente utilizar esses contatos ou salvá-los para mais tarde. Use isso a seu favor.

 

6. Acostume-se a ouvir "NÃO"

A rejeição faz parte deste negócio. Uma grande parte, na verdade. Muitos artistas iniciantes não esperam essa reviravolta quando decidem que querem ser atores, cantores, dançarinos ou outro tipo de artista nesse mercado tão competitivo.

Infelizmente, essa é a realidade do show business - todo mundo é rejeitado.


Diferente de outras esferas da vida, você deve aceitar que a Rejeição (com letras maiúsculas "R") é completamente normal. Não é pessoal e não há motivo para você levar isso a sério. Isso não significa necessariamente que você é um ator ruim ou que fez algo errado.


Imagine que você está lançando um projeto. Você tem apenas uma vaga, e 100 atores fazem o teste para essa vaga. 50 deles eram bons. Você pode contratar todos os 50? Não, você não pode. Você tem que escolher um, e é uma decisão difícil de tomar como diretor de elenco. Ninguém quer que você falhe, mas devido à natureza deste negócio, você receberá mais respostas negativas que positivas.


Para todo ator ou atriz de sucesso, existem inúmeros não conseguem. O nome do jogo é rejeição. Você vai a um teste e lhe dizem que é alto demais ou é exótico demais ou seu nariz não está certo. Você é rejeitado por sua educação, você é rejeitado por isto ou aquilo e é realmente difícil. ”- Liam Neeson


Qual é o ponto que estou tentando dizer? O ponto é que você deve deliberadamente se colocar na posição de ser rejeitado o mais rápido possível. Sinta-se à vontade com a rejeição . Confie em mim, se há uma “habilidade” que os atores precisam ter, é essa. Não é fácil, mas economizará toneladas de batalhas internas e o manterá no caminho certo.


“Os atores buscam rejeição. Se eles não conseguem, eles se rejeitam . ” - Charlie Chaplin


Neste ponto, não saia por aí para vencer. Vá lá para perder. Faça o seu melhor, experimente, jogue e aproveite o processo. Como ator, você nunca pode tentar evitar o fracasso.




 

7. Finalmente, seja paciente e consistente


Honestamente, os seis pontos acima são suficientes para você entrar no caminho de como se tornar um ator sem experiência e mudar esse estado o mais rápido possível. Se você seguir meu conselho acima, estará à frente do jogo em um ano. A maioria dos atores deixa de seguir essa carreira até então.


Se você se dedicar seriamente a encontrar qualquer tipo de experiência, se promover, criar seu site e networking e se sentir confortável com a rejeição, isso provavelmente levará um ano ou dois. Sim, é muito tempo, mas lembre-se de que se tornar ator não é uma corrida de 100 metros rasos; é uma maratona. Aproveite o processo e olhe para o futuro.


A parte importante é sempre manter em mente que você finalmente tem ou terá em breve uma forte compreensão de como o mercado audiovisual funciona, o que é a indústria de atuação e que você é absolutamente sério e que gosta de fazer isso. Você sentirá como se estivesse construindo uma base, desenvolvendo hábitos relacionados à atuação e obtendo a visão necessaria para dar um passo importante


Então seja paciente. É muito importante, porque você não verá - e repito, NÃO verá - nenhum resultado no começo. Aprender a se tornar um ator sem experiência não é impossível, mas é preciso esforço. Também haverá muito investimento em termos de tempo, trabalho duro e até dinheiro sem recompensa por um tempo.


Mas fique firme e, com o tempo, você verá como gradualmente os resultados do trabalho que você fez antes começarão a cair, e você vai dizer "ooooh, entendi agora!"

É tudo o que você precisa saber sobre como se tornar um ator mesmo sem nenhuma experiência:


  • Leia muito e estude

  • Aprimore as habilidades e aprenda a amar os negócios

  • Procure oportunidades localmente

  • Não se apresse em nada e vá devagar

  • Comercialize a si mesmo e a rede

  • Continue se aprimorando como pessoa e ator

  • Mantenha-se paciente e consistente.


Se você tiver outras observações ou perguntas sobre como se tornar um ator sem experiência, compartilhe-as nos comentários abaixo e vamos ver o que mais podemos abordar.








 

Este texto foi traduzido e sua versão original em inglês esta disponivel neste link: https://actinginlondon.co.uk/how-to-become-an-actor-with-no-experience/

2.891 visualizações1 comentário
bottom of page