Buscar
  • Diego Camilo

7 dicas para se tornar um ator profissional mesmo sem experiência

Atualizado: 9 de Jul de 2020

Uma das perguntas mais comuns que recebemos é sobre  como se tornar um ator sem ter experi ência. aspirantes a ator que estão prestes a começar uma carreira no audiovisual estão confusos sobre como conseguir trabalhos como ator quando você não tem nada em seu currículo.



Eu posso ver como essa situação complicada pode ser confusa para muitos, principalmente para aqueles que acabaram de sair das escolas de teatro ou entram diretamente no mercado sem o treinamento formal. Muitos profissionais vem de escolas de teatro e não recebem preparação para atuar em frente as cameras no mercado audiovisual.


Primeiro, as boas notícias: obviamente você pode se tornar um ator sem experiência. Todo mundo tem que começar de algum lugar. A chave é realmente agir e fazer algo para obter essa experiência, e há algumas coisas que você pode fazer neste momento, das quais falarei abaixo.

“Você não precisa ser ótimo para começar, mas precisa começar a ser ótimo.”

Depois de decidir que deseja seguir uma carreira de ator, você precisará de um bom plano de ação sobre como se tornar um ator. Neste ponto o planejamento é essencial.Seu principal objetivo será expandir seu currículo de atuação com conhecimentos, experiência e motivações.


Há muitas coisas em que os iniciantes inexperientes podem se concentrar para avançar em suas carreiras, e todos estão inter-relacionados. Alguns envolvem a procura de trabalhos, e outros são simplesmente complementares à sua carreira de ator, o que acabará resultando em você encontrar mais seleçoes (os famosos testes).


Então vamos ao que interessa. Aqui estão as 7 dicas sobre como se tornar um ator sem experiência e como fazê-lo da maneira mais eficiente possível.

1. Leia e estude


Primeiro de tudo, você precisa se familiarizar com o setor. Conheça os detalhes deste negócio, como ele funciona e o que as pessoas estão envolvidas nele. A leitura de livros sobre atuação, mercado audiovisual, legislação, marketing, tecnologias de produção e cinema e assim por diante dará a você confiança e compreensão de onde você quer estar e de como vai chegar lá.


Dependendo do local em que você está iniciando sua carreira de ator, sua abordagem para efetivamente começar a contratar trabalhos de ator pode ser um pouco diferente. Depois de conhecer os meandros desse negócio, será muito mais fácil desenvolver seu próprio plano de ação específico, em vez de contar com conselhos gerais de sites como este e muitos outros.


Não apenas isso, mas ler muito também beneficiará a arte de qualquer ator. Leia livros sobre técnicas de atuação  para entender a teoria por trás da atuação verdadeira. Não se esqueça de ler as peças mais essenciais e biografias de quem já chegou lá. No entanto, não confie apenas nos livros, porque você não pode aprender a agir sozinho. Você precisará fazer aulas de teatro ou mesmo se inscrever em uma escola de teatro. (Entenda, aqui, teatro como a diciplica essencial do ator).


Quando você está tentando encontrar as maneiras mais eficientes de como se tornar um ator sem experiência, a autoeducação não tem preço. Além de aprender sobre arte e negócios, ler muito aumentará sua criatividade e expandirá sua imaginação.

2. Não se mova imediatamente para longe

Até agora, você provavelmente já sabe que certas cidades do mundo têm uma indústria de teatro ou cinema e televisão muito maior. Se você está começando sua carreira de ator em uma dessas cidades? Então ótimo - você terá muitas oportunidades desde o início.


No entanto, se você não estiver em das cidades maiores, como Rio de Janeiro, São Paulo, Los Angeles ou Nova York, não se preocupe. Como um aspirante a ator que está apenas começando, sua cidade provavelmente terá muitas produções pequenas, absolutamente ótimas para obter essa experiência, porque esses trabalhos são mais fáceis para experimentar.


As grandes cidades não são apenas muito competitivas, mas também muito caras . Portanto, quando estiver procurando maneiras de se tornar um ator sem experiência quando mora em uma cidade menor, concentre-se em  economizar dinheiro , aprender sobre os negócios e explorar oportunidades locais. Plataformas como youtube, Facebook e Instagram estão cheias de oportunidades em todas as cidades. Explore as suas.


Não mude para uma cidade grande assim que você decidir ser ator. Você precisa verificar se essa é simplesmente uma decisão impulsiva ou se você realmente gosta do ofício e poderá fazer isso por um longo período de tempo. Tente aproveitar ao máximo esse mercado menos competitivo em sua pequena cidade e comece a construir seu currículo de atuação .

3. Faça um teste e treine localmente


Seu objetivo deve ser avançar devagar, em vez de se apressar em algo. Lembre-se da frase - atuar é uma maratona, não uma primavera. Isso não pode ser mais verdade. Qualquer um que se apresse nessa profissão se esgotará muito rapidamente. Não é uma maneira inteligente de abordar esse negócio.


Uma carreira de ator é como uma maratona. Não é uma prova de 100 metros rasos.


A menos que você viva em cidades como Serra da Saudade (MG), o município brasileiro com amenor população, 781 habitantes, ou Whittier, no Alasca, com 217 pessoas, é provável que sua cidade tenha algumas oportunidades para você agir. Se você quer saber como se tornar um ator sem experiência, é assim que você pode fazê-lo rapidamente - quanto menor for a concorrencia maoir será seu sucesso local.


Então, quais oportunidades você pode explorar? Qualquer coisa, mesmo; o que lhe der uma chance de agir. Nesse ponto, você precisa começar a agir o máximo que puder, em qualquer lugar que tiver a oportunidade. Poderia ser teatro comunitário, canal no youtube, oficinas de atuação amadora, filmes de estudantes e assim por diante.


Se você tiver sorte (ou azar) o suficiente para já morar em uma cidade maior, haverá muito mais coisas acontecendo, mas também será mais competitivo. No e

ntanto, procure ativamente trabahos, faça testes e faça o que puder para se levantar e simplesmente agir. Assim que puder pagar por alguma aula ou oficina de teatro local, tente isso também.


O objetivo é começar a construir esse currículo da maneira que for possível. Coloque tudo o que puder nele. Salte em qualquer projeto que puder. Seja pro ativo!

4. Desenvolva em suas habilidades especiais


Ser um bom ator deve sempre ser sua principal prioridade. Mas isso não significa que você não pode aprender nenhuma habilidade "secundária" que o ajude a contratar mais trabalhos como ator. Muitos atores ignoram completamente essa parte e, portanto, perdem a carreira para shows fáceis que poderiam ter conseguido se tivessem alguma habilidade em particular.


É sempre útil poder fazer algo que um diretor possa usar na produção. Se você já pode tocar instrumentos musicais e fazer coisas mais exclusivas, como andar de monociclo - perfeito! Aprimore essas habilidades, coloque-as no currículo e veja como isso pode ajudá-lo a obter essa experiência de atuação.


Mas não pare por aí. Aprenda coisas novas e gaste tempo suficiente para realmente dominar a técnica a um nível adequado, onde você possa pelo menos fingir que parece um profissional, em vez de simplesmente "saber como é feito".


O que você deveria aprender? Qualquer coisa, mesmo. Malabarismo, sotaques, idiomas, instrumentos musicais, esportes, artes marciais, magia e outras atividades. Tente algumas das coisas incomuns e coloque-as em seu currículo, principalmente se você já as fizer.


Habilidades especiais não são o ponto focal do seu currículo (e é por isso que elas geralmente estão bem no fundo), mas quem sabe, um dia, uma dessas habilidades poderá conquistar um papel significativo em uma grande produção.

5. Comece a trabalhar em seu marketing

Quando você não tem experiência de atuação e segue os conselhos acima, é provável que você não gaste muito tempo com projetos de filmagem todos os dias.

Portanto, você provavelmente terá um pouco de tempo extra em suas mãos, que poderá usar com sabedoria para impulsionar sua carreira de ator.


Minha sugestão seria começar a trabalhar no seu marketing e na sua marca. Não vai fazer muito por você agora, mas se você começar cedo, depois de ter essa experiência de atuação, estará à frente de muitos outros atores que estão apenas alcançando seus objetivos de marketing profissional de ator.


Então, o que você pode fazer para começar a construir uma marca à sua volta? Existem várias coisas, e todas são muito fáceis de fazer e aprender, principalmente porque é tudo online. Aqui está o que você deve focar:


  • Crie seu próprio site de atuação pessoal (ou você pode pagar alguém para fazer isso por você, algumas consultorias de carreira como www.taproducoesconsultoria.com.br desenvolvem este tipo de serviço).

  • Crie perfis de mídia social: Facebook, Twitter, Instragram e qualquer outra coisa disponível.

  • Torne-se ativo em seu site e com suas mídias sociais. Compartilhe coisas e se comunique com outras pessoas.

  • Faça conexões on-line com outros atores, diretores, produtores, roteiristas e profissionais do setor. (Tome cuidado para não ser chato ou intrusivo em suas abordagens)


Além de fazer tudo isso on-line, você também pode começar a trabalhar em redes colaborativas de trabalho on-line. Mesmo se você mora em uma cidade pequena com muito pouca ação no cinema ou no teatro, provavelmente há outros atores aspirantes, diretores, produtores por aí fazendo a mesma coisa. Encontre-os, conecte-se a eles e talvez comece a trabalhar juntos em algo.


Se você se esforçar, também pode encontrar profissionais da área que já estão trabalhando. Conhecer essas pessoas é mais difícil, principalmente quando você ainda está tentando descobrir como se tornar um ator sem experiência, mas se conseguir chamar a atenção deles, tente utilizar esses contatos ou salvá-los para mais tarde. Use isso a seu favor.

6. Acostume-se a ouvir "NÃO"

A rejeição faz parte deste negócio. Uma grande parte, na verdade. Muitos artistas iniciantes não esperam essa reviravolta quando decidem que querem ser atores, cantores, dançarinos ou outro tipo de artista nesse mercado tão competitivo.

Infelizmente, essa é a realidade do show business - todo mundo é rejeitado.


Diferente de outras esferas da vida, você deve aceitar que a Rejeição (com letras maiúsculas "R") é completamente normal. Não é pessoal e não há motivo para você levar isso a sério. Isso não significa necessariamente que você é um ator ruim ou que fez algo errado.


Imagine que você está lançando um projeto. Você tem apenas uma vaga, e 100 atores fazem o teste para essa vaga. 50 deles eram bons. Você pode contratar todos os 50? Não, você não pode. Você tem que escolher um, e é uma decisão difícil de tomar como diretor de elenco. Ninguém quer que você falhe, mas devido à natureza deste negócio, você receberá mais respostas negativas que positivas.


Para todo ator ou atriz de sucesso, existem inúmeros não conseguem. O nome do jogo é rejeição. Você vai a um teste e lhe dizem que é alto demais ou é exótico demais ou seu nariz não está certo. Você é rejeitado por sua educação, você é rejeitado por isto ou aquilo e é realmente difícil. ”- Liam Neeson


Qual é o ponto que estou tentando dizer? O ponto é que você deve deliberadamente se colocar na posição de ser rejeitado o mais rápido possível. Sinta-se à vontade com a rejeição . Confie em mim, se há uma “habilidade” que os atores precisam ter, é essa. Não é fácil, mas economizará toneladas de batalhas internas e o manterá no caminho certo.


“Os atores buscam rejeição. Se eles não conseguem, eles se rejeitam . ” - Charlie Chaplin


Neste ponto, não saia por aí para vencer. Vá lá para perder. Faça o seu melhor, experimente, jogue e aproveite o processo. Como ator, você nunca pode tentar evitar o fracasso.




7. Finalmente, seja paciente e consistente


Honestamente, os seis pontos acima são suficientes para você entrar no caminho de como se tornar um ator sem experiência e mudar esse estado o mais rápido possível. Se você seguir meu conselho acima, estará à frente do jogo em um ano. A maioria dos atores deixa de seguir essa carreira até então.


Se você se dedicar seriamente a encontrar qualquer tipo de experiência, se promover, criar seu site e networking e se sentir confortável com a rejeição, isso provavelmente levará um ano ou dois. Sim, é muito tempo, mas lembre-se de que se tornar ator não é uma corrida de 100 metros rasos; é uma maratona. Aproveite o processo e olhe para o futuro.


A parte importante é sempre manter em mente que você finalmente tem ou terá em breve uma forte compreensão de como o mercado audiovisual funciona, o que é a indústria de atuação e que você é absolutamente sério e que gosta de fazer isso. Você sentirá como se estivesse construindo uma base, desenvolvendo hábitos relacionados à atuação e obtendo a visão necessaria para dar um passo importante


Então seja paciente. É muito importante, porque você não verá - e repito, NÃO verá - nenhum resultado no começo. Aprender a se tornar um ator sem experiência não é impossível, mas é preciso esforço. Também haverá muito investimento em termos de tempo, trabalho duro e até dinheiro sem recompensa por um tempo.


Mas fique firme e, com o tempo, você verá como gradualmente os resultados do trabalho que você fez antes começarão a cair, e você vai dizer "ooooh, entendi agora!"

É tudo o que você precisa saber sobre como se tornar um ator mesmo sem nenhuma experiência:


  • Leia muito e estude

  • Aprimore as habilidades e aprenda a amar os negócios

  • Procure oportunidades localmente

  • Não se apresse em nada e vá devagar

  • Comercialize a si mesmo e a rede

  • Continue se aprimorando como pessoa e ator

  • Mantenha-se paciente e consistente.


Se você tiver outras observações ou perguntas sobre como se tornar um ator sem experiência, compartilhe-as nos comentários abaixo e vamos ver o que mais podemos abordar.


Assista a entrevista com a assistente de direção Roberta Barley, uma das maiores autoridades em produção audiovisual publicitária do Brasil. Ela fala sobre as dicas colocadas acima e muito mais. O video está disponivel em nosso canal no Youtube

Link: https://youtu.be/NLPDCVJJAag






Este texto foi traduzido e sua versão original em inglês esta disponivel neste link: https://actinginlondon.co.uk/how-to-become-an-actor-with-no-experience/

1,118 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo